Educação para o Trânsito

Por meio de sua Divisão de Educação (Died), a Semob-JP oferece um trabalho educativo e de conscientização voltado para toda a população da Capital, desde crianças em idade escolar.

As ações educativas são realizadas em locais diversos, sendo mais comuns nos corredores principais e avenidas com maior fluxo de tráfego dos bairros.  Nestas atividades, os motoristas e pedestres são abordados pelos agentes e recebem orientações de segurança no trânsito e material educativo.

Escolas, empresas e instituições também podem receber a visita dos agentes de mobilidade para ações educativas. A Died possui um calendário permanente de atividades na Rede Municipal de Ensino e atende a solicitações de outras instituições educativas.

O órgão trabalha com ações voltadas às diversas faixas etárias, levando intervenções lúdicas para transmitir os conhecimentos sobre o trânsito e transformar as crianças em multiplicadores. Empresas públicas e privadas também podem solicitar o serviço para disseminar as práticas positivas entre os funcionários.

Como solicitar?

Para solicitar uma visita dos agentes educadores da Semob-JP na sua escola, empresa ou instituição é preciso encaminhar um ofício à Superintendência.

O documento deve conter a data, hora e local para a prestação do serviço, que é gratuito. Escolas precisam informar ainda a faixa etária das crianças e a quantidade de alunos que participarão das atividades. No caso de empresa, é preciso especificar o público alvo e o tema desejado.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone de contato: 3218-9304

Campanhas fixas

 

O projeto Semob nas Ruas leva dicas de educação e segurança no trânsito para todos os bairros de João Pessoa. Até o final de 2019, todas as localidades serão visitadas pela equipe de Educação para o Trânsito, com atividades que focam os principais problemas de circulação nas vias, como a travessia fora da faixa de pedestre, o uso do celular ao volante e a direção em alta velocidade.

 

 

 

A campanha tem como objetivo reduzir os problemas encontrados em ruas onde estão localizadas instituições religiosas, principalmente os estacionamentos irregulares nos horários de celebrações. As equipes, em parceria com as instituições religiosas, abordam os fiéis para evitar os erros cometidos no contexto de cada templo, além de abordar as principais infrações em situações normais de trânsito.

 

 

 

Com o projeto Agentes Mirins, a Semob-JP pretende envolver crianças da Rede Municipal de Ensino na luta por um trânsito melhor. São 30 estudantes que se aprofundam no Código de Trânsito Brasileiro e que agirão como multiplicadores de seus conhecimentos entre os demais alunos de sua escola. A ideia é internalizar nas crianças o cuidado com uma mobilidade urbana mais segura, contagiando também suas famílias.